Ressonância Magnética - CBU

Exames >

Ressonância Magnética

É um exame que não utiliza radiação ionizante e permite coletar imagens de alta qualidade e detalhamento dos órgãos. A Ressonância Magnética possibilita resultados rápidos e com precisão, podendo ser feito durante a gestação. O exame é realizado através de campos magnéticos e é um dos métodos mais eficazes para diagnósticos por imagem.

Imagem Ressonância Magnética
Logo CBU

Meio de contraste usado nos exames de Ressonância Magnética

O meio de contraste mais usado nos exames de ressonância magnética sem chama Gadolínio. Sua principal aplicação é para melhor visualização de alguns tipos de tecidos e dos vasos sanguíneos. Seu uso na maioria das vezes ocorre na etapa final dos exames, após a análise das imagens pelo médico radiologista, que decidirá sobre seu uso.

Esse tipo de contraste é bastante seguro, entretanto pode causar reações adversas que normalmente são leves. Pessoas com histórico alérgico devem avisar ao responsável pelo exame para que este possa decidir sobre a utilização ou não do contraste, ou ainda tomar alguma medida de precaução antes do exame.

Alguns pacientes, quando ficam em jejum prolongado, podem sentir um desconforto na aplicação do Gadolínio, como “gosto metálico na boca”, enjoo e até mesmo vômito. Mas isso é extremamente comum.

Existem algumas contraindicações quanto ao uso contraste, como por exemplo:

  • Pacientes com insuficiência renal crônica. Por isso, antes do exame, é necessário passar ao responsável pelo exame, sua história clínica. Dessa forma ele poderá decidir quanto ao uso do contraste;
  • Pessoas que utilizam o marca-passo cardíaco: os exames de ressonância magnética utilizam campo magnético e são contraindicados para pessoas que utilizam o marca-passo cardíaco. Se este for o seu caso, informe ao responsável pelo exame.